A Comissão Europeia anunciou que o Comité Europeu para a Standartização e o ETSI (Instituto Europeu para os Standards nas Telecomunicações) acabam de disponibilizar as normas harmonizadas para a implementação de um carregador universal na Europa, compatível com todos os telemóveis (desde que suportem ligações de dados) vendidos no mercado comunitário.

Num comunicado publicado ontem, o executivo comunitário explica que este é o mais recente desenvolvimento no processo iniciado em 2009, com o apoio de catorze fabricantes, e mantém “os primeiros meses de 2011” como data provável para chegada dos primeiros carregadores universais e telefones compatíveis.

O projecto conta com a participação de alguns dos principais fabricantes, entre os quais se contam nomes como a Apple, Huawei, LG, Motorola, Nokia, NEC, Qualcomm, RIM, Samsung, Sony Ericsson, Alcatel ou Texas Instruments.

Em Junho de 2009, estes fabricantes assinaram um acordo mediante o qual se comprometiam a assegurar a compatibilidade entre os telemóveis que podem ser ligados a computadores e os novos carregadores universais, através da entrada Micro-USB.

Assim, os carregadores, embora de marcas diferentes, poderão ser usados em qualquer modelo compatível, esperando-se também que o mercado já seja, dentro de dois anos, dominado por este tipo de telemóveis.

Esperemos, então, que 2011 seja o ano do ínicio da harmonização dos carregadores para telemóveis.

Gloriosas saudações Barrosianas…..

Fonte: Tek