(Actualizado em 31/08/2009)

A notícia (da autoria de Luis Galrão) está hoje na edição online do DN:

O novo Serviço de Urgência Básica (SUB) de Sintra abre portas hoje, depois de vários adiamentos durante o último mês e de mais de quatro meses de atraso em relação à data prevista pelo Ministério da Saúde. A unidade vai funcionar em contentores provisórios instalados num terreno municipal em Algueirão, Mem Martins, e deverá ser visitada amanhã pela ministra da Saúde.

“É um serviço relevante para Sintra, concretizado devido ao empenho da Câmara, que facilitou a sua instalação”, disse ao DN Rui Portugal. O presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARS-LVT) explica que “as instalações provisórias poderão funcionar muitos anos, porque têm condições magníficas”. O SUB vai funcionar “em contentores adequadamente equipados, como os que têm sido utilizados enquanto decorrem as obras nos Hospitais de S. João, no Porto, ou no Hospital de Valongo”, explica fonte do Ministério da Saúde. A infra-estrutura deverá aliviar as urgências do Hospital Amadora- -Sintra em cerca de 30 por cento (perto de 150 doentes diários).

O serviço será equipado com um raio X, electrocardiógrafo com capacidade para telemedicina, monitor-desfribilhador com capacidade de ligação ao Centro de Orientação de Doentes Urgentes do INEM, exames clínicos de química seca e equipamento para pequena cirurgia. O atendimento será assegurado por dois médicos, dois enfermeiros e um técnico de radiologia em serviço permanente, sob alçada do Hospital Amadora-Sintra. Quanto ao projecto de instalações definitivas avançado no início do ano pela ministra da Saúde, Rui Portugal afirma que “está tudo em aberto”.

Posso dizer que passei pelo local do Serviço de Urgência Básica no Sábado (15/Agosto/2009) e não me pareceu que estivesse em condições para abrir hoje ao público, mas quem sou eu para fazer avaliações de obras?

Vamos aguardar para confirmar se realmente o SUB abriu hoje ou se, mais uma vez, a abertura foi adiada.
Entretanto se alguém conseguir confirmar se o SUB abriu hoje, por favor, escreva um comentário ou envie-me um email.

Actualização (31/08/2009):
Pelo comentário recebido hoje no blog, o SUB já está mesmo a funcionar.

Gloriosas saudações Barrosianas…..